quarta-feira, 12 de maio de 2010

Morro da Fumaça - De VILA a DISTRITO


Conforme Decreto do interventor Federal do Estado de Santa Catarina, número 106 de 23/04/1931, modificado pelo decreto número 137 de 19/06/1931 e por ordem telegráfica, instalou-se o Distrito de Morro da Fumaça, no dia 06/09/1931. Na época tomaram posse:
- Juiz de Paz: Eugênio Pagnan
- Escrivão de Paz Interino: Jorge Cechinel
- Intendente Distrital: Francisco Rodrigues Junior
- Subdelegado de Polícia: José Guollo
- Agente Postal: Pedro Frasson







Em seguida,  o Prefeito de Urussanga – SC, Sr. ZEFERINO BÚRIGO, nomeia como intendente do novo Distrito, o Sr. LEANDRO SIMON BIF.
Tranquilo Sartor, as 91 anos de idade, deu essa entrevista ao escritor, Pe. Claudino Biff:
...num dia, no governo de Nereu Ramos, Governador de Santa Catarina, saio de casa, em carro de boi, levando uns barris de cachaça que eu fabricava, chamada "Garotinha". Coisa boa e perfeita! Vejo na estrada, a pé, o prefeito de Urussanga, Zeferino Búrigo. Ele embarcou no meu carro de boi, e falou: "Preciso colocar um intendente na Fumaça. E o nome indicado foi de Leandro Bif. O Candidato é bom?"  Disse Eu: "Zeferino, per tutti i santi, ele é doente do coração, mas trabalha muito. E é bom, bom mesmo". Então o Zeferino Búrigo escolheu seu Pai com o primeiro intendente de Morro da Fumaça.
Por 10 anos, LEANDRO SIMON BIF, exerceu esse ofício, gratuitamente.
  
Em 1936 o distrito elegeu o primeiro Vereador, José "Bépi" Guglielmi, pelo Partido Liberal Catarinense, começando aí a influência na política.







ATA DA INSTALAÇÃO DO DISTRITO DE MORRO DA FUMAÇA EM 06/09/1931, LAVRADA PELO SR. JORGE CECHINEL, ESCRIVÃO DE PAZ INTERINO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário