domingo, 9 de maio de 2010

Inauguração do Distrito - Por Professora Madalena Bresciani



O DISTRITO DE MORRO DA FUMAÇA
Professora Madalena Bresciani
06 de setembro de 1931
 pesquisa de Roque Salvan

“O Liberal”, semanário editado na cidade de Tubarão, Estado de Santa Catarina, publicou em sua edição de 13 de setembro de 1931, a notícia, abaixo transcrita:

Conforme já tivemos ocasião de narrar, os festejos da inauguração do Distrito de Morro da Fumaça, que teve logar no dia 6 do corrente, alem dos discursos pronunciados pelo Major Domingos Rocha, dr. Caruso Macdonald e Antonio Bez Batti, a distinta e talentosa Professora daquela localidade, Srta. MADALENA BRESCIANI, proferiu a seguinte oraçao, que com muito prazer publicamos:

            “Eu, como uma humilde instrutora do ensino primário deste encantador logar, venho apresentar meus protestos de gratidão pelos bons serviços prestados pelos homens de grandes influência política nesta amada região sulina. Refiro-me aos bons elementos que encontrou Morro da Fumaça, desde a sua fundação até a data presente.
            Morro da Fumaça, em 1899, era ainda quase intransitável.  De 1910 em diante, então, começou a se transformar de abrolhos daminhos para simpáticas pétalas de flores sorridentes.
            Já em 1915, era creado aqui a primeira escola de ensino primário, pelos esforçados fundadores de Morro da Fumaça, e dirijida pela competente Professora ALEXANDRINA VIEIRA GOMES. Anos depois, edificou-se a igreja de São Roque; Abriram-se duas estradas de rodagens, uma que conduz a Jaguaruna, outra á Nova Veneza. E em 1918 a Companhia Carbonífera de Urussanga, levantou nesta praça, a sua estação férrea, sendo em 1928, criado a agencia do Correio.
            E daí, meus senhores, Morro da Fumaça continuou a prosperar sempre, tanto na agricultura como no comércio, na industria, etc., até que hoje, 6 de Setembro, vimo-lo risonhamente embandeirado numa festa extraordinaria de inauguração de seu distrito.
            Devemos esse grande melhoramento, em parte, aos esforços dispendidos pelo Cel. ERNESTO LACOMBE, batalhador incansável pelo soerguimento, pela prosperidade de todo o Sul do  Estado e acatado, prestigioso e querido chefe do MOVIMENTO LIBERAL DO SUL, aquem, finalmente, Morro da Fumaça jamais esquecerá, tendo, por isso, na conta de um dos seus mais estimados favorecedores.
            ERNESTO LACOMBE, deixou o seu nome gravado, com letras de ouro, nos corações bem formados dos Morrofumacences.
            LUCAS BEZ BATTI e DOMINGOS ROCHA, também são dignos da gratidão do povo de Morro da Fumaça, pelo muito que fizeram para a realização de uma das maiores aspirações deste povo laborioso.

Enfim, meus senhores, concito a todos que trabalhem, porque este é o símbolo augusto da conquista e do dever, o realizador das supremas aspirações humanas.”
----------------------------------------------------------------------------

O Liberal, jornal semanário da cidade de Tubarão
 pesquisa de Roque Salvan



O DISTRITO DE MORRO DA FUMAÇA
Professora Madalena Bresciani

“O Liberal”, semanário editado na cidade de Tubarão, Estado de Santa Catarina, publicou em sua edição de 13 de setembro de 1931, a notícia, abaixo transcrita:



Nenhum comentário:

Postar um comentário