domingo, 2 de maio de 2010

AUZÍLIO FRASSON



Nasceu no dia 01-12-1924  e  Faleceu no dia 20-12-2005 (81 anos)
Filho de Pedro Frasson e Tereza Collodel Frasson
Assumiu em  20-05-1962, com 37 anos de idade.
Governou até o dia 30-01-1963.
Neto Paterno de: Antonio Frasson  e  Caterina Cechinel Frasson
Neto Materno de: Pedro Collodel  e  Maria de Pizzol Collodel

Município de Morro da Fumaça-SC
Galeria dos ex-prefeitos
Atualização e Pesquisa de Roque Salvan
AUZILIO FRASSON, foi nomeado Prefeito Provisório do Município que
AUZILIO FRASSON, foi nomeado Prefeito Provisório do Município que se havia desmembrado de Urussanga-SC, tomando posse de seu cargo em 20 de maio de 1962. Assumiu em  20-05-1962, com 37 anos de idade. Governou até o dia 30-01-1963.
se 
havia desmembrado de Urussanga-SC, tomando posse de seu cargo em 20 de maio de 1962, com 37 anos de idade, data da instalação da nova comuna, ficando à testa dos seus destinos até 30 de janeiro de 1963, quando assumiu o primeiro Prefeito eleito, Sr. Jorge Silva. Membro influente do extinto P.S.D. - Partido Social Democrático. Foi o escolhido pelo então Governador Celso Ramos, para a missão de organizar administrativamente a instalação política do novo Município Catarinense. Morro da Fumaça iniciava sua historia de comuna autônoma e sua integração no cenário nacional, para se tornar, mais tarde, a bela capital da Fluorita, abastecendo em 95% o mercado brasileiro desse minério. 



Auzílio Frasson, na sua posse em 20-05-1962, instala a sede da prefeitura, na Rua 20 de Maio,
prédio em Frente a Igreja São Roque, de propriedade do Sr. Caetano Cechinel, e nomeia como seus assessores, os senhores:

- Juraci Sachet (Filho de Santos Sachet) - Contador
- Moacir Luiz de Costa – Tesoureiro – 6 anos
- Hercílio Amante – implantou os serviços administrativos
- Carpúnia Maurício Gomes – Secretária
           
Nesta primeira gestão não havia ainda no Município o Poder Legislativo, que veio a ser instalado somente na primeira legislatura em 30-01-1963.
Desfrutando de ótimo clima temperado, próprio da faixa litorânea, amparado pelos contrafortes da serra, o Município conta com gente de boa saúde, disposta para o trabalho, com um índice mínimo de mortalidade. É grande sua produção de tijolos, cujo mercado se estende ao Rio Grande do Sul, Foz do Iguaçu e Argentina. Cresce o número de pequenas industrias cerâmicas, e arrozeiras e a grande procura da mão-de-obra eliminou o problema social do desemprego. Intercalada entre Urussanga e Criciúma, centros de grande atividade, Morro da Fumaça segue um ritmo acelerado de progresso, nela predominando o sangue e os costumes italianos trazidos pelos imigrantes.

Na administração de AUZÍLIO FRASSON, foram realizados: o levantamento
topográfico da cidade, a construção do Meio-Fio, três escolas municipais, novos trechos de estradas rurais, além de sua melhoria e conservação. Foram implantados vários postes de cimento. A Cidade em crescimento, passou a contar  com uma Escola Básica, uma escola profissional municipal, um Colégio de Irmãs Religiosas, um Jardim de Infância e várias escolas isoladas.  Sessenta e cinco estabelecimentos comerciais e quatrocentos e sessenta e cinco propriedades agrícolas que movimentavam a economia, com uma área agrícola cultivada de quarenta e cinco quilômetros quadrados.
         AUZÍLIO, nasceu no Município de Treze de Maio - SC, na comunidade de Rio Vargedo, no dia 1º. De dezembro de 1924, filho de Pedro Frasson e de dona Tereza Collodel Frasson. Pedro era agente dos Correios e também o sineiro da Igreja Católica. Os Frasson são tradicionais no Município de Morro da Fumaça e integravam os primeiros agricultores que se fixaram para o desenvolvimento local. Casado com dona Adelinda Brognoli Frasson, filha de Hugolino Brognoli e Elvira Fontanella Brognoli.

AUZÍLIO e ADELINDA possuem seis filhos: Jackson Roque, José Roberto, Maria Selene, Maria Nereide,  Margarete e Adriana. Foi aluno da Escola Municipal, em Morro da Fumaça e fez estudos complementares em Urussanga. Fotógrafo, relojoeiro e comerciante, aos quatorze anos já trabalhava em consertos de relógios. No ano de 1960, estabeleceu-se por conta própria nessa atividade a que anexou o comércio de jóias e relógios. A par dessa profissão, exerce, há anos, as funções de Agente dos Correios e Telégrafos, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

         Auzílio, tinha 5 irmãs: 
- Edwirges Frasson Fretta casada com Oscar Fretta, residentes na comunidade de São João de Urussanga Baixa – Treze de Maio (SC).
- Osória Frasson Soares casada com Valdemar Soares, residentes em Morro da Fumaça (SC).
- Argenide Frasson Hemenergildo casada com Osvaldo Hemenergildo, residentes em Morro da Fumaça e depois Florianópolis (SC).
- Alodia Argenisia Frasson Gargnin  casada com Orlando Cargnin, residentes em Tubarão (SC).
- Darci Frasson Burigo casada com Muricy Búrigo, residentes em Criciúma (SC).
        
Católico praticante, foi festeiro da Matriz de São Roque, e é um constante colaborador de sua comunidade religiosa. Homem de atuante participação comunitária, foi Secretário do Círculo de Pais e Mestres do Grupo Escolar Princesa Isabel e Presidente da extinta Força e Luz São Roque Ltda. Pertence aos quadros de várias entidades sociais, entre elas a Sociedade Esportiva e Recreativa Rui Barbosa.

Sua esposa, a primeira Dama Senhora Adelinda Brognoli Frasson exerce o magistério público municipal, lecionando na Escola Profissional Idalina Machado de Freitas.
         Foi um dos construtores desse Município, que, ocupando uma área de 82km², possui cerca de nove mil habitantes e trilha uma senda progressista, sem preocupações quanto a seu futuro, já que assentado em sólidas bases econômicas, com um solo fertilíssimo para a agricultura e um subsolo riquíssimo em argila, calcário, carvão e fluorita.

         Em 30-01-1963, quarta feira, dia da instalação da primeira legislatura e da Câmara
de Vereadores em Morro da Fumaça,  AUZÍLIO FRASSON transmite o cargo ao Prefeito eleito Sr. JORGE SILVA. A transmissão de cargo aconteceu junto com os 07 (sete) Vereadores que tomaram posse e se instalaram com o Poder Legislativo junto a sede da Prefeitura em uma sala reservada.
A Câmara de Vereadores se instala e se inicia o primeiro ano legislativo no Município de Morro da Fumaça – SC, assim composta:



Situação: (Partidos: PSD/PTB – Aliança Social Trabalhista – AST)
- LIRIO FRASSON
- GETULIO PAGNAN
- FERNANDO ZANATTA

Oposição: (Partido: UDN)
- ALBERTO PADOIN
- OCTÁVIO NASPOLINI
- MIGUEL ESMERALDINO
- MIGUEL NOVAKOSKI















Jardim Paço Municipal  Pref Auzilio Frasson - Morro da Fumaça SC - 20-12-2011

Paço Municipal Pref. Auzílio Frasson - 22-03-2012

Paço Municipal Pref. Auzílio Frasson  -  HALL de Entrada - 28-11-2011


Residência de Auzílio Frasson (ex-prefeito) e Adelina Frasson.

Paço Municipal Pref. Auzílio Frasson-03-2012


Município de Morro da Fumaça-SC
Galeria dos ex-prefeitos
Atualização e Pesquisa de Roque Salvan

Nenhum comentário:

Postar um comentário