O TREM em Morro da Fumaça (SC), 21/07/2024
Vídeo gentileza de Carlos Eduardo Lorenzi
O RAMAL DE URUSSANGA
O
ramal de Urussanga, iniciou em 12.11.1919 e
inaugurado em 03.12.1922 - trecho de Esplanada até Urussanga.
A partir do ano de 1907,
com a descoberta de novas minas de carvão em Urussanga, o Governo decretou a
construção de um novo ramal da FTC de Pedras Grandes para Urussanga via
Azambuja. Porém surgiram forças políticas exigindo que este ramal fosse feito
de Esplanada a Urussanga. Convenceram as autoridades e venceram. Pronto o novo
ramal, começou o trem a correr. Daí por diante todo o movimento de Urussanga
passou a ser feito via Vila de Morro da Fumaça.
Fonte: LIVRO - Conhecer para
Amar - Professor Antônio Bardini - Pedras Grandes-SC - 06-12-1972.
"O eixo colonial
primitivo que, em 1877, havia abrigado, em Azambuja, as primeiras levas de
sonhadores imigrantes italianos que, penetrando e subindo o rio Pedras Grandes,
derramaram, na então mata virgem, um novo ritmo de vida, de mistura com
roupagens de berrante colorido e falas de uma algaravia inédita, a aquele eixo
simbólico, teria contado o seu tempo de pujança. Urussanga, instalada depois,
guardava em seu solo, sem saber, essa riqueza que, ao tempo, nem os colonizadores
pioneiros tinham conhecimento: o carvão.A descoberta posterior de jazidas do
mesmo, significariam o anúncio de tempos de "vacas gordas" para toda
aquela isolada região. Mas, o carvão somente teria valor escavado e,
principalmente, colocado às portas das suas fontes consumidoras. Só poderia
subsistir a indústria mineradora à vista garantidora de um transporte regular.
A hulha negra, para sobreviver, clamava pelo caminho único e mais acertado, que
seria a estrada de ferro demandando aos portos do mar." ( Trecho do livro
de Walter Zumblick, "Tereza Cristina – A Ferrovia do Carvão", pág.
120). A construção desse ramal foi autorizada em 1918, pelo Governo e coube a
Companhia Brasileira Carbonífera de Araranguá, realizá-lo. Porém, a C.B.C.A.
pouco interessava, e, isso é verdade ditada pela lógica, proporcionar
facilidades de transporte a uma concorrente sua. Implantar um novo trecho de
linha, nas condições previstas, seria trazer para si, embaraços no transporte
ferroviário e no embarque marítimo da sua própria produção carvoeira. Com isso,
a Companhia Carbonífera de Urussanga – CCU, solicitou ao Tribunal de Contas, a
transferência da construção. Assim, o ramal começou a ser construído, pela CCU,
em 1919 e foi inaugurado em 7/06/1925.
Fonte: http://www.ftc.com.br Pesquisa de Roque Salvan - 08/2008.
A
ESTAÇÃO: A estação de Esplanada foi iniciada 1919, para
servir de entroncamento para o ramal de Urussanga. Há algumas indicações
de que no início ela teria se chamado Nova Feltre e também teria tido o
nome de Urussanga. O fato é que em 1924 seu nome já era Esplanada,
de acordo com mapa da época. Era nessa estação de que começava o ramal de
Urussanga, ou seja, um entroncamento. A estação ainda existe em novo
prédio.
BILHETE DE PASSAGEM DE TREM |
HISTÓRICO DA LINHA: O ramal, ligando a
estação de Esplanada a Cocal (atual Estação Cocal), via vila de
Morro da Fumaça, foi aberto em 1922. Posteriormente prolongou-se a linha até
Rio Deserto. O ramal existe até hoje em funcionamento. Os Serviços
do ramal férreo de Esplanada à Urussanga via Vila de Morro da Fumaça, foram
iniciados em fins de outubro de 1.919. Como serviços preliminares, foram
atacados os trabalhos de roçadas e limpeza numa faixa de 30.200 metros por 40
de largura, a construção de abarracamentos para o pessoal dos armazéns e outros
serviços de terraplanagem e obras, como sejam os caminhos, estradas para
pedreiras, depósitos de madeiras, etc.
Fonte: História de
Urussanga de Mons. Agenor Neves Marques – pesquisa de Roque Salvan. Estação de Cocal - Hoje Distrito de Estação Cocal - Morro da Fumaça(SC) |
VANTEIRO MARGOTTI, o homem forte...Vanteiro
Margotti, vendeu todo o seu empório para José “Bepi” Guglielmi. Foi embora de
Morro da Fumaça. As propriedades maiores de Vanteiro Margotti, eram as da
região da Estação e do Colégio Princesa Isabel. A Estrada de Ferro tinha um
pique que saia da ESPLANADA, varava o mato existente até a casa do Giocondo
Sartor, sempre beirando o Rio Urussanga.
Com a política e suborno, conseguiu o
atual traçado. *Vanteiro
Margotti era o comerciante mais forte. Ele era o mandão. Assim as terras do
Vanteiro se valorizaram mais. A política já era safada já naquele tempo. O
Mérito do Vanteiro Margotti, foi ter conseguido a primeira escola para a Vila
de Morro da Fumaça. A primeira escola era alugada. Depois se fez uma colheita
entre os colonos, em tábuas, e se fez uma escola grande, na Rua 20 de maio onde
hoje é a casa do Sr. Henfrain. Na escola nova a professora era a Sra Idalina de
Freitas, esposa do chefe de turma da Estrada de Ferro, o Sr. Abel Freitas.
Fonte: Livro de Claudino
Biff, Padre, MORRO DA FUMAÇA E SUA HUMANA E DIVINA COMÉDIA, em entrevista com
Teodoro Maccari, em 18-11-1988 - Página 65
* Vanteiro
Margotti – não encontramos fotos, somente a assinatura dEle
PEDRO “PIETRO” MACCARI casado com Clementina Nichele Maccari e AGOSTINHO MACCARI, os dois fizeram todas as pontes da estrada de
ferro desde a ESPLANADA até URUSSANGA. Nunca uma ponte dessas ruiu. Fonte: Livro de
Claudino Biff, Padre, MORRO DA FUMAÇA E SUA HUMANA E DIVINA COMÉDIA, em
entrevista com Mansueto Maccari, em 18-11-1988 - Página 50
SANTA GUGLIELMI ZANATTA. Meu pai (José "Bepi" Guglielmi casado
com Esperança Sartor Guglielmi), ia de canoa à Laguna e lá comprava, morin,
chita, riscado, algodão, camarão e bacalhau secos. Quando a Estrada de Ferro
foi inaugurada, tudo ficou mais fácil. As duas máquinas de trem se chamavam de Sangurú
e Gaúcha.
Avenida Celeste Recco - Ferrovia Tereza Cristina - Centro de Morro da Fumaça (SC) em 14-10-2014 |
É bom preservar a história da cidade e seu povo.O senhor Vanteiro Margotti é tio do meu pai o senhor Luiz Margotti Netto e tio-avô meu.
ResponderExcluirValmirio, favor enviar seu email, precisamos de informações sobre a família Margotti
ExcluirRoque Salvan - roquesalvan@gmail.com
Abraços!!